Há vagas! Se eu te falar que está sobrando emprego no Brasil, você vai acredita?
Pois bem, acredite! De um lado temos aproximadamente 10% de desemprego, mas, ao mesmo tempo, está sobrando vagas para quem realmente está qualificado e competitivo no mercado.
E por que eu digo isso?
Esta semana foi mais uma cheia de reuniões estratégicas com diversos empresários de pequeno, médio e grande porte.
Na grande maioria dos casos, eles mostraram que as vagas estão abertas para os mais diversos cargos, mas existe uma dificuldade enorme para achar a pessoa certa.
Até chegam a contratar mas acabam não durando muito tempo, provocando um grande turnover.
E quais são estas dificuldades? Listarei algumas para que vocês possam entender.
1. Pessoas com péssimo currículo onde mal sabem se vender. Segundo eles, dá preguiça de ver tanto currículo ruim;
2. Pessoas sem qualificação, onde fica nítido que pararam de estudar, de acompanhar as tendências, estão acomodadas e ainda terceirizam a culpa para a última empresa que não deu treinamentos;
3. Pessoas ansiosas demais querendo entrar como Pleno e virar Sênior em 3 meses;
4. Pessoas querendo ganhar demais e trabalhar de menos. Não possuem conexão com um propósito claro de vida e acham que tudo é chato de fazer. Trabalham por pura obrigação e acabam contaminando o resto do setor com as suas reclamações.
5. Relaxo e falta de vontade! As pessoas estão desempregadas e mesmo assim faltam nas entrevistas ou reclamam por terem que trabalhar de sábado (exemplo de clínicas médicas)
6. Os bons candidatos que encontram estão empregados, ganhando bem e não querem mudar.
Em resumo, tem vaga sobrando e os donos querem contratar, mas enquanto os candidatos não se atualizarem e não souberem se vender, vai ficar complexo para ambos. O candidato vai ter dificuldades para se recolocar e o empresário mais dificuldade para contratar.
Reforçando a Boa notícia: Tem vagas!
Aproveitem este post para revisarem os seus currículos, fazerem novos cursos, fortalecerem o autoconhecimento, treinarem as suas próprias vendas e trabalharem as suas motivações. Fazendo isso e provando a sua qualidade e especialidade, dificilmente ficarão sem emprego.
Marcus Paulo Rodrigues é Consultor, Mentor, Treinador, Autor & Palestrante. Formado em Sistemas de Informação, Pós-Graduado em Gestão de Negócios em Serviços, com Mestrado Profissional em em Administração do Desenvolvimento de Negócios, possui mais de 18 anos de experiência em empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo estas nacionais e multinacionais e algumas familiares.
Dentre as empresas que atuou como funcionário CLT, Professor e Consultor, atuou na área da Indústria, Serviços, Tecnologia, Varejo Classe Triple A, Aviação, Medicina, Branding e Educação. É professor de cursos de Pós-Graduação, voltados a Estratégia Empresarial, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Gestão Estratégica de Vendas. Possuí artigos aprovados nos eventos Emprad, Semead e IV Fórum de liberdade econômica da Universidade Mackenzie.
É autor do livro de Estratégia e Empreendedorismo: O Vale do Desemprego. Livro reconhecido pela FEA/USP e IV Fórum de Liberdade Econômica da Universidade Mackenzie.
Atua como Consultor voltado a Tecnologia da Informação e Melhoria Operacional por meio de processos ágeis. Sua missão é desenvolver os Brasileiros em suas carreiras pessoais e profissionais com o apoio de técnicas, teorias, conceitos e Metodologias.
Para maiores informações: www.boradesenvolver.com.br.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.