Trabalhando o

Carreira

Trabalhando o "Não!" no mundo corporativo

Marcus Paulo Rodrigues
Escrito por Marcus Paulo Rodrigues em 18/10/2021
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quantas vezes queremos um “Sim!” e vem um “Não!”?

Desde a nossa infância temos lidado com essa mistura de sentimentos de “eu quero!”, “mas não pode”, onde nem tudo acaba sendo possível da forma que desejamos.

A vida passa e mesmo com 90 anos você vai querer algo e alguém vai  limitar a sua vontade. Não temos como fugir disso a menos que você assuma todos os riscos envolvidos no que deseja e alguns riscos podem sair caro demais em troca de um “Sim”…

No país tem leis, em casa tem regras e no trabalho existem pessoas que tem poderes para tomar certas decisões de sim ou não e você precisa saber respeitar da mesma forma que lhe respeitariam se você tivesse os mesmos poderes.

Muitas vezes está claro que precisamos fazer uma melhoria na operação de TI, mas o “não” vem mesmo assim, ficando difícil de aceitar tal decisão a ser respeitada. Como fazer?

O que tem sido difícil nos dias de hoje com a atual situação econômica e política do nosso país é que os “Nãos” estão mais frequentes em nossas vidas. As empresas querem reduzir ao máximo seus custos, dizendo muitos “nãos” aos fornecedores que sempre tem metas agressivas.

Temos muitos funcionários querendo treinamentos, aumentos de salários e estão escutando “não” devido à redução ou congelamento de gastos…E para piorar, temos 14 milhões de pessoas querendo pagar as suas contas de forma justa e mesmo sendo competentes, tem escutado muitos “nãos” dos recrutadores.

A concorrência realmente está muito maior do que nos últimos anos e a crise que vivemos infelizmente está sendo divulgada por muitos pais de família, alguns desesperados, nas redes sociais. Como trabalhar esses e os demais “nãos”?

Para não descer o barranco da desmotivação e chegar ao fim do poço, entregue-se a receita de encontrar o melhor “equilíbrio” para que estas respostas negativas possam ser assimiladas com mais tranquilidade e não fiquem totalmente concentradas as energias negativas que elas trazem junto com o “não”.

A dica é fazer atividades diárias que gerem muito prazer e energia positiva para a sua vida. Estas atividades serão os combustíveis necessários para a renovação da sua motivação. Mas quais atividades?

Pode ser academia, corrida, pintura, esporte, culinária, música…Isso vai de cada gosto. O mais importante é lhe fazer bem! E quanto melhor estiver, mais renovado, equilibrado e inteiro estará para continuar na sua busca pelo “Sim”.

Busque por locais com wifi gratuito, parques com academia grátis, atividades que não precisam de tantos investimentos, principalmente para quem está sem emprego. Faça todos os dias!

Aos poucos verá uma transformação e se sentirá melhor a cada dia. Com este equilíbrio as fontes de energia estarão sempre em dia para trabalhar a melhor forma de chegar ao “Sim”.

E lembrem-se! O fato de escutar um não hoje, não significa que escutará outro amanhã. Não desista! 😉


Marcus Paulo Rodrigues é Consultor, Mentor, Treinador, Autor & Palestrante. Formado em Sistemas de Informação, Pós-Graduado em Gestão de Negócios em Serviços, com Mestrado Profissional em em Administração do Desenvolvimento de Negócios, possui mais de 18 anos de experiência em empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo estas nacionais e multinacionais e algumas familiares.

Dentre as empresas que atuou como funcionário CLT, Professor e Consultor, atuou na área da Indústria, Serviços, Tecnologia, Varejo Classe Triple A, Aviação, Medicina, Branding e Educação. É professor de cursos de Pós-Graduação, voltados a Estratégia Empresarial, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Gestão Estratégica de Vendas. Possuí artigos aprovados nos eventos Emprad, Semead e IV Fórum de liberdade econômica da Universidade Mackenzie.

É autor do livro de Estratégia e Empreendedorismo: O Vale do Desemprego. Livro reconhecido pela FEA/USP e IV Fórum de Liberdade Econômica da Universidade Mackenzie.

Atua como Consultor voltado a Tecnologia da Informação e Melhoria Operacional por meio de processos ágeis. Sua missão é desenvolver os Brasileiros em suas carreiras pessoais e profissionais com o apoio de técnicas, teorias, conceitos e Metodologias.

Para maiores informações: www.boradesenvolver.com.br.


Quero aproveitar a oportunidade para agradecer por você ter lido este post e pedir que caso tenha encontrado algum erro ou queira nos comunicar uma informação, envie uma mensagem para contato@gentee.com.br.

Deixe, também, sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedInTwitterInstagram e Telegram. www.gentee.com.br – Trabalhando o não

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *