Tem como não se comunicar?

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Tem como não se comunicar?

Diego Oliveira
Escrito por Diego Oliveira em 09/07/2022
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Se você respondeu sim, vamos aprofundar a reflexão partindo das grandes formas de comunicação. Uma delas é a comunicação intrapessoal, que é estabelecida por um indivíduo consigo mesmo, seja através de mecanismos conscientes, como pensamentos, ou inconscientes (sonhos).

Acredito que isso já dá uma pista para a resposta. Continuemos conhecendo outras formas: comunicação interpessoal (com outros indivíduos) e comunicação extrapessoal (com figuras não humanas, como animais e máquinas).

A comunicação configura-se como uma relação social que cria vínculos e elos, sendo indispensável à sobrevivência do homem, individualmente e enquanto espécie.

Observando o nosso próprio corpo, não teríamos como escapar de várias doenças, se não manifestassem os sintomas de que algo não vai bem. Isso também é comunicação, onde é emitida uma mensagem que é recebida, interpretada e que gera um comportamento no receptor, no caso, o nosso cérebro.

Pode-se afirmar, portanto, que a comunicação é inerente ao ser humano.

Vistos esses conceitos e feitas essas reflexões é importante perceber que consigo mesmo, em casa ou na Organização é impossível não se comunicar.

Tudo o que acontece além das palavras faladas ou escritas comunica algo (olhares, gestos, toques, posturas, assim como aspectos físicos, como roupas, acessórios ou distância espacial). Tanto que é possível afirmar que um indivíduo não se comunica, mas se integra na comunicação ou passa a fazer parte dela.

Portanto, no dia a dia na Organização, no contato com seus pares, é de suma importância lembrar que tudo o que fazemos ou deixamos de fazer comunica algo (uma reposta atravessada, uma não resposta a um e-mail, um olhar ou hesitação numa apresentação ou numa conversa por videochamada). Comunicar-se com consciência é empoderar-se.

Desenvolver uma comunicação eficaz evita ruídos na comunicação e promove um ambiente confiável e seguro, melhorando o bem-estar dos colaboradores e, em consequência, o clima organizacional.


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