Reconhecimento e valorização: atitudes que as empresas devem assumir

Recursos Humanos

Reconhecimento e valorização: atitudes que as empresas devem assumir

Paulo Pereira
Escrito por Paulo Pereira em 06/03/2021
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Por que as empresas devem – ou melhor, precisam – aplicar mais o reconhecimento e a valorização nas suas relações de trabalho?

Antes de responder a esta pergunta, vamos trazer à luz os conceitos de cada uma dessas atitudes para que partamos do mesmo ponto na construção da resposta.

Para isso, continue lendo este artigo até o final.

O que são reconhecimento e valorização profissionais

O reconhecimento está mais ligado ao passado e ao que o profissional fez, ao resultado apresentado ou ao seu desempenho em uma determinada atividade.

É esporádico e muitas vezes está relacionado ao dinheiro, não sendo algo destinado a todos. Alguns exemplos disso são os bônus e prêmios.

Já a valorização é a atitude onde há o reconhecimento da pessoa como um todo e não apenas por uma situação isolada e específica.

Tem uma abrangência mais ampla e não necessariamente há limitação para a sua distribuição

Diferenças entre reconhecimento e valorização

A diferença entre essas duas atitudes, nesse sentido, está no fato de que uma diz respeito ao que o profissional entrega, ao passo que a outra se refere ao que o profissional é.

Talvez possamos dizer que o reconhecimento profissional é financeiro e a valorização é feita de uma forma mais intangível.

No ambiente de trabalho essas duas atitudes, por parte da empresa, são extremamente necessárias na construção de uma cultura e um clima saudáveis.

É preciso, no entanto, tomar cuidado para não achar que o reconhecimento (esporádico) é tudo e que só ocorre por meio financeiro. Valorizar é a chave.

Reconhecer é algo mais “simples” e objetivo, sendo geralmente feito com base em números e entregas.

A valorização é algo mais completo, pois envolve muitas outras coisas, inclusive a empatia em interpretar circunstâncias e realidades.

Minha experiência pessoal sobre ser reconhecido e motivado

Já tive diversas experiências e, hoje, consigo separá-las entre reconhecimento e valorização.

E pensando bem, sempre me senti mais motivado com a valorização que eu percebia por parte de meus empregadores – seja na deliberação de novas responsabilidades, na escuta das minhas impressões ou simplesmente ao apostarem em minhas ideias – do que com recompensas financeiras por alguns objetivos alcançados.

O reconhecimento é importante e necessário, é claro, mas, no meu caso, o sentimento trazido sempre foi passageiro, principalmente quando foi dado em formato financeiro.

Por que os profissionais devem ser valorizados e receber reconhecimentos?

Todos os profissionais deveriam ser reconhecidos e valorizados por suas entregas e performances porque essas duas atitudes, por parte dos empregadores, resultam em produtividade e como falado anteriormente, em um clima e uma cultura agradáveis.

Colaboradores que se veem como parte do processo e que sabem que sua dedicação e comprometimento são vistos, analisados e recompensados, sentem-se motivados a fazer cada vez melhor.

Investir em pessoas é o mais rentável investimento.

Material de apoio

Foi utilizado como material de apoio para elaboração deste post o artigo “Porque os funcionários precisam de reconhecimento e valorização“.

Este artigo foi originalmente publicado no meu perfil pessoal no LinkedIn: “Reconhecimento e valorização: atitudes que as empresas devem assumir


Paulo Pereira é contador por formação, consultor trabalhista e previdenciário, e especialista em folha de pagamento. Possui 10 anos de experiência nos ramos de auditoria, consultoria e outsourcing, adquirida nas principais empresas do segmento no cenário brasileiro e internacional.

Atua em diversos projetos na posição de especialista nas matérias inerentes às relações laborais, transitando pelas áreas de gerenciamento de risco, processos, auditoria interna, compliance, terceirização de serviços, suporte à emissão de pareceres contábeis e Due Diligence.

Atualmente ocupa a posição de Gerente Outsourcing de Folha de Pagamento em uma empresa Big Four e desenvolve o projeto Gentee.com.br, criado para se tornar referência em conteúdo de qualidade sobre pessoas e trabalho.


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