Por que as empresas devem – ou melhor, precisam – aplicar mais o reconhecimento e a valorização nas suas relações de trabalho?
Antes de responder a esta pergunta, vamos trazer à luz os conceitos de cada uma dessas atitudes para que partamos do mesmo ponto na construção da resposta.
Para isso, continue lendo este artigo até o final.
O que são reconhecimento e valorização profissionais
O reconhecimento está mais ligado ao passado e ao que o profissional fez, ao resultado apresentado ou ao seu desempenho em uma determinada atividade.
É esporádico e muitas vezes está relacionado ao dinheiro, não sendo algo destinado a todos. Alguns exemplos disso são os bônus e prêmios.
Já a valorização é a atitude onde há o reconhecimento da pessoa como um todo e não apenas por uma situação isolada e específica.
Tem uma abrangência mais ampla e não necessariamente há limitação para a sua distribuição
Diferenças entre reconhecimento e valorização
A diferença entre essas duas atitudes, nesse sentido, está no fato de que uma diz respeito ao que o profissional entrega, ao passo que a outra se refere ao que o profissional é.
Talvez possamos dizer que o reconhecimento profissional é financeiro e a valorização é feita de uma forma mais intangível.
No ambiente de trabalho essas duas atitudes, por parte da empresa, são extremamente necessárias na construção de uma cultura e um clima saudáveis.
É preciso, no entanto, tomar cuidado para não achar que o reconhecimento (esporádico) é tudo e que só ocorre por meio financeiro. Valorizar é a chave.
Reconhecer é algo mais “simples” e objetivo, sendo geralmente feito com base em números e entregas.
A valorização é algo mais completo, pois envolve muitas outras coisas, inclusive a empatia em interpretar circunstâncias e realidades.
Minha experiência pessoal sobre ser reconhecido e motivado
Já tive diversas experiências e, hoje, consigo separá-las entre reconhecimento e valorização.
E pensando bem, sempre me senti mais motivado com a valorização que eu percebia por parte de meus empregadores – seja na deliberação de novas responsabilidades, na escuta das minhas impressões ou simplesmente ao apostarem em minhas ideias – do que com recompensas financeiras por alguns objetivos alcançados.
O reconhecimento é importante e necessário, é claro, mas, no meu caso, o sentimento trazido sempre foi passageiro, principalmente quando foi dado em formato financeiro.
Por que os profissionais devem ser valorizados e receber reconhecimentos?
Todos os profissionais deveriam ser reconhecidos e valorizados por suas entregas e performances porque essas duas atitudes, por parte dos empregadores, resultam em produtividade e como falado anteriormente, em um clima e uma cultura agradáveis.
Colaboradores que se veem como parte do processo e que sabem que sua dedicação e comprometimento são vistos, analisados e recompensados, sentem-se motivados a fazer cada vez melhor.
Investir em pessoas é o mais rentável investimento.
Material de apoio
Foi utilizado como material de apoio para elaboração deste post o artigo “Porque os funcionários precisam de reconhecimento e valorização“.
Este artigo foi originalmente publicado no meu perfil pessoal no LinkedIn: “Reconhecimento e valorização: atitudes que as empresas devem assumir“
Paulo Pereira é contador por formação, consultor trabalhista e previdenciário, e especialista em folha de pagamento. Possui 10 anos de experiência nos ramos de auditoria, consultoria e outsourcing, adquirida nas principais empresas do segmento no cenário brasileiro e internacional.
Atua em diversos projetos na posição de especialista nas matérias inerentes às relações laborais, transitando pelas áreas de gerenciamento de risco, processos, auditoria interna, compliance, terceirização de serviços, suporte à emissão de pareceres contábeis e Due Diligence.
Atualmente ocupa a posição de Gerente Outsourcing de Folha de Pagamento em uma empresa Big Four e desenvolve o projeto Gentee.com.br, criado para se tornar referência em conteúdo de qualidade sobre pessoas e trabalho.
Quero aproveitar a oportunidade para agradecer por você ter lido este post e pedir que caso tenha encontrado algum erro ou queira nos comunicar uma informação, envie uma mensagem para contato@gentee.com.br.
Deixe, também, sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Telegram.
Liderança humanizada: como transformar equipes com empatia e conexão
Quando dias difíceis no trabalho se tornam um alerta
Respeito pelas pessoas: Um dos pilares fundamentais do modelo Toyota de excelência em serviços
Fim da escala 6x1: equilíbrio entre qualidade de vida e sustentabilidade dos negócios
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.